Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ


            A síndrome de Guillain-Barré ou polirradiculoneurite aguda é uma doença desmielinizante caracterizada por uma inflamação aguda com perda da Mielina dos nervos periféricos e às vezes de raízes nervosas proximais e de nervos cranianos (nervos que emergem de uma parte do cérebro chamada tronco cerebral e suprem às funções específicas da cabeça, região do  pescoço e vísceras).
         A Síndrome de Guillain-Barré  é uma doença auto-imune , em que a mielina é destruída , os nervos acometidos não fornecem estímulos do sistema nervoso central levando a perda de sensibilidade,  parestesias ,  dor,  retenção urinária   , taquicardia, aritimias,  hipotensão, hipertensão podem fazer parte da sintomatologia o grau de paralisia é variável, desde  fraquezas apenas pés a casos de tetraparesia e até tetraplegia com paralisia total da musculatura, inclusive a respiratória  . 
        No momento ainda não existe um teste específico para o diagnóstico, sendo feito pelas características clínicas e também alteração do líquido cefaloraquidiano, e no descarte de outras doenças com sintomatologias semelhantes, tumores e o eletroneuromiografia .
        Nos primeiros estágios da doença,os pacientes os portadores da sindrome  manifestam uma doença aguda provocada por vírus ( citomegalovírus , Epstein Barr, da gripe e da hepattite , por exemplo ) ou bactérias ( especificamente Campylobacter jejuni ) a hipotese é que essa infecção aciona o sistema de defesa do organismo para produzir anticorpos contra micro-organismos invasores . no entanto a resposta imunologica é mais intensa do que seria necessário e , além do agente infeccioso, ataca também a bainha de mielina dos nervos periféricos . Cirurgias, Vacinação , traumas, gravides, linfomas, gastrenterite aguda e infecção das vias aereas altas podem ser consideradas outras causas possíveis da Polirradiculoneuropatia aguda. 
       Esses pacientes  devem ser hospitalizados para observação, porque a paralisia ascendente pode se desenvolver rapidamente atingindo os músculos respiratórios nas 24 horas subsequentes .
          A observação com cuidados intensivos, devem ser iniciadas precocemente. A paralisia ascendente rapidamente progressiva é tratada com a imunoglobulina EV  ad-ministrada por 2, 3 ou 5 dias. A plasmaférese,corticóides e ou drogas imunossupressoras são alternativas se a imunoglobulina for ineficaz .
          O prognóstico da SGB varia de  acordo com a idade, a gravidade e o grau com que a degeneração axonal excede a desmielinização .A evolução geralmente é benigna, e a recuperação espontânea começa em 2 a 3 semanas. A maioria dos pacientes recupera toda a força muscular, embora alguns continuem com fraqueza residual. A melhora geralmente segue um gradiente inverso à direção do desenvolvimento .
        Trata-se de doença monofásica e que raramente recidiva .Atualmente, as causas de óbito não  mais estão relacionadas ao quadro de insuficiência respiratória, mas às complicações  infecciosas e trombóticas . Importante relatar que após o advento da vacina contra a poliomielite, a SGB tornou-se a causa mais freqüente de paralisia flacida aguda em todo o mundo .como ainda não foram determinadas as causas da doença, não foi possível também estabelecer as formas de preveni-la ;
   è muito pequeno o número de casos da Síndrome em que a causa pode ser atribuida a vacinação, em geral, contra a gripe e Mningite. Por isso , as pessoas devem continuar tomando essa vacinas normalmente .
   A fisioterapia é um recurso fundamental especialmete para o controle e reversão do defict motor que a síndrome pode provocar

Nenhum comentário:

Postar um comentário